A direção da Escola Olintha de Oliveira Vale promoveu, na manhã desta sexta-feira (08), uma reunião com os pais de alunos para esclarecer e apresentar as medidas de segurança adotadas diante de recentes ameaças de ataques que circularam pelas redes sociais. Há suspeitas de que estudantes possam estar envolvidos nas postagens. O encontro contou com a presença do comando da Polícia Militar de Araporã.
Assim que a escola tomou conhecimento das publicações que mencionavam possíveis ataques, foi criada uma força-tarefa para garantir a segurança da comunidade escolar. Todos os funcionários foram orientados a redobrar a atenção, e medidas preventivas foram imediatamente colocadas em prática, como a revista de mochilas e o controle rigoroso de entrada e saída de alunos, funcionários e visitantes.
A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas e iniciaram investigações. Durante a semana, a PM esteve presente na escola, realizando um trabalho de conscientização com os alunos, abordando temas como segurança, responsabilidade e o uso adequado das redes sociais.
Durante a reunião com os pais, o comando da PM reforçou a importância do acompanhamento familiar na rotina dos filhos - tanto no ambiente escolar quanto no virtual e pessoal. As autoridades também detalharam os procedimentos de investigação e as ações preventivas em andamento.
A direção da escola anunciou que um sistema de monitoramento eletrônico será instalado na entrada, nos corredores e nas áreas de convivência, bem como detectores de metal. Além disso, serão implantadas grades de isolamento entre os acessos aos setores interligados ao prédio escolar, como a Secretaria de Educação, o Teatro, o Ginásio Poliesportivo e a Escola Lápis de Cor. A escola pede a colaboração dos pais para que, se possível, não permitam que os alunos levem celular para a escola, tendo em vista que os mesmos fazem uso do aparelho para comunicarem entre si durante a ida ao banheiro, por exemplo.
Ao final do encontro, tanto a direção da escola quanto o comando da Polícia Militar asseguraram aos pais que o ambiente escolar é seguro e continuará assim. Reforçaram ainda que a participação ativa das famílias é fundamental para a construção de um espaço educacional cada vez mais protegido e acolhedor.
Prefeitura de Araporã – Gestão eficiente, povo contente!