Imagem destaque notícia ESCOLA PREFEITO WILMAR RECEBE VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

ESCOLA PREFEITO WILMAR RECEBE VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

06/09/2019 - 08:00 Educação e Cultura

Com o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Educação e Cultura receberam na manhã de segunda-feira (02) os voluntários que fizeram adesão Programa Mais Alfabetização. A secretaria da Educação e a diretora da unidade participaram da recepção dos assistentes de alfabetização.
O programa do governo federal tem por finalidade garantir apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença opcional do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de 5 horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de 10 horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis, considerando os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 142/2018. Além disso, tem por finalidade a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do Programa.
Os servidores que tomaram posse nessa semana vão atuar em apoio à grade da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira.O assistente de alfabetização é responsável pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da secretaria de educação e com o apoio da gestão escolar e pelo apoio na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental.