Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia EQUIPE DO PSF 1 ORIENTA PACIENTES SOBRE O CÂNCER DE MAMA

EQUIPE DO PSF 1 ORIENTA PACIENTES SOBRE O CÂNCER DE MAMA

16/10/2018 - 15:46 Saúde

Na manhã dessa segunda-feira (15) aconteceu uma reunião com os pacientes na sala de espera dos PSFs 1 e 3 (Centro). Na pauta, a equipe da Secretaria da Saúde de Araporã formada pela enfermeira Ana Paula da Costa e agentes comunitárias de saúde, discutiu com as futuras mamães as atividades da campanha Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer. Dentre essas ações a equipe falou da importância da prevenção do câncer de mama. O autoexame das mamas pode ser feito por qualquer mulher e é de fundamental importância para detectar alterações como nódulos e caroços. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas. 
Durante a reunião as mulheres e gestantes que estavam nas unidades do PSF 1 e 3 foram orientadas e incentivadas a realizar corretamente o autoexame e a procurar a unidade de saúde caso perceba qualquer alteração. 
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a enfermeira Ana Paula disse que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). 
Mas é possível prevenir. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. “Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, disse a enfermeira.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.
Ao final da reunião foram distribuídas lembrancinhas para os pacientes que participaram da ação.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Últimas notícias